A partir de um texto adaptado deste livro, os alunos do 5ºano jogaram e se divertiram, e conheceram mais os deuses iorubás por meio das palavras do texto...
Turma 507
LENE
MITO DE CRIAÇÃO IORUBÁ
APRESENTAÇÃO DA PEÇA "O MÉDICO"
TURMAS: 502, 504, 506
MITO KARAJÁ
Todos os povos possuem um mito da criação do mundo. E não poderia ser diferente com os habitantes originais do Brasil - os povos indígenas.
Abaixo, uma história bastante divulgada é o mito que conta a criação do mundo e a criação dos homens, pelos índios Karajá.
As ilustrações abaixo são de alunos do 5ºano que conheceram um pouco da tribo Karajá e ouviram o mito de criação desta tribo. Os alunos usaram papel camurça e giz pastel.
Kananciué sempre existiu. No princípio de tudo a terra era seca! |
Ele derramou cabaças com água sobre as montanhas. |
Depois, criou os cabelos da Terra pintando a vegetação, as flores e as florestas.
|
Os peixes Aruanãs moradores do rio Araguaia pediram a Kananciué que os transformassem em outra espécie. |
Kananciué resolveu, então, transformá-los nos seres humanos - Inã Son Wéra |
Segundo os Karajás, assim começou o mundo!
Lene
A turma 507 curtiu muito este livro!
OS ALUNOS ESCUTARAM ESTA HISTÓRIA EM DUAS PARTES. DEPOIS DA PRIMEIRA PARTE PROPUSERAM, ATRAVÉS DE DRAMATIZAÇÃO EM GRUPO, QUAL SERIA A OUTRA MODIFICAÇÃO QUE OCORRERIA NA VIDA DE MANHÃ, A PERSONAGEM PRINCIPAL DESTA EMOCIONANTE HISTÓRIA! ELES TENTARAM ANTECIPAR O FINAL...
UM DEBATE MUITO IMPORTANTE ACONTECEU APÓS O ÚLTIMO CAPÍTULO...
Nome mais importante da chamada literatura marginal do Brasil, o escritor paulista Ferréz faz sua estréia no gênero infanto-juvenil com o livro Amanhecer Esmeralda. Numa edição acompanhada de ilustrações belíssimas, o autor conta como o cotidiano de "Manhã", uma criança negra e moradora de uma comunidade pobre, vai sendo modificado através de gestos de amor que melhoram a auto-estima da menina. Segundo Ferréz, a personagem foi inspirada numa criança que assistia suas palestras e o impressionava pela altivez comparada a das grandes nobres africanas.
LENE
|
CENAS DA APRESENTAÇÃO DA PEÇA O MÉDICO:
TURMA 505:
PEDRO BATE EM MARIAMARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO
A FILHA DO REI ESTÁ COM UMA ESPINHA ATRAVESSADA NA GARGANTA
O MENSAGEIRO BATE EM PEDRO
O REI CONVERSA COM PEDRO
PEDRO E MARIA
MARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO
O MENSAGEIRO LEVA PEDRO AO CASTELO DO REI
O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO
A FILHA DO REI RI
O REI CONVERSA COM O MENSAGEIRO
PEDRO BATE EM MARIA
O REI
A FILHA DO REI COM UMA ESPINHA ATRAVESSADA NA GARGANTA
TURMA 507:
PEDRO BATE EM MARIA
PEDRO E O MENSAGEIRO
O REI E A FILHA DO REI
PEDRO E O MENSAGEIRO
PEDRO E MARIA
MARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO
PEDRO E O MENSAGEIRO
PEDRO, O MENSAGEIRO E O REI
PEDRO BATE EM MARIA
PEDRO E O MENSAGEIRO
O REI E A FILHA DO REI
PEDRO E O MENSAGEIRO
PEDRO E MARIA
MARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO
PEDRO E O MENSAGEIRO
PEDRO, O MENSAGEIRO E O REI
PEDRO E MARIA
Um dos desafios postos para o 5º ano a partir do trabalho com o poema Lira do amor romântico ou A eterna repetição, de Carlos Drummond de Andrade, foi o de representar graficamente cada uma das estrofes do texto. Foi um belo trabalho em equipe. Veja:
EXPERIMENTOS DE ESCRITA POÉTICA
LENE
COMPARTILHANDO POESIAS
RODA DE POESIA TURMA 501 |
LENE
O ADOLESCENTE
A vida é tão bela que chega a dar medo,
Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita, mas
Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita, mas
esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.
Medo que ofusca: luz!
Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:
Adolescente, olha! A vida é nova...
A vida é nova e anda nua
- vestida apenas com o teu desejo!
A vida é nova e anda nua
- vestida apenas com o teu desejo!
_____Mario Quintana - Apontamentos de História Sobrenatural.
Trem de Ferro Café com pão Café com...
Trem de Ferro
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
Lira do amor romântico Ou a eterna...
Lira do amor romântico
Ou a eterna repetição
Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.
Atirei um limão n’água
e caiu enviesado.
Ouvi um peixe dizer:
Melhor é o beijo roubado.
Atirei um limão n’água,
como faço todo ano.
Senti que os peixes diziam:
Todo amor vive de engano.
Atirei um limão n’água,
como um vidro de perfume.
Em coro os peixes disseram:
Joga fora teu ciúme.
Atirei um limão n’água
mas perdi a direção.
Os peixes, rindo, notaram:
Quanto dói uma paixão!
Atirei um limão n’água,
ele afundou um barquinho.
Não se espantaram os peixes:
faltava-me o teu carinho.
Atirei um limão n’água,
o rio logo amargou.
Os peixinhos repetiram:
É dor de quem muito amou.
Atirei um limão n’água,
o rio ficou vermelho
e cada peixinho viu
meu coração num espelho.
Atirei um limão n’água
mas depois me arrependi.
Cada peixinho assustado
me lembra o que já sofri.
Atirei um limão n’água,
antes não tivesse feito.
Os peixinhos me acusaram
de amar com falta de jeito.
Atirei um limão n’água,
fez-se logo um burburinho.
Nenhum peixe me avisou
da pedra no meu caminho.
Atirei um limão n’água,
de tão baixo ele boiou.
Comenta o peixe mais velho:
Infeliz quem não amou.
Atirei um limão n’água,
antes atirasse a vida.
Iria viver com os peixes
a minh’alma dolorida.
Atirei um limão n’água,
pedindo à água que o arraste.
Até os peixes choraram
porque tu me abandonaste.
Atirei um limão n’água.
Foi tamanho o rebuliço
que os peixinhos protestaram:
Se é amor, deixa disso.
Atirei um limão n’água,
não fez o menor ruído.
Se os peixes nada disseram,
tu me terás esquecido?
Atirei um limão n’água,
caiu certeiro: zás-trás.
Bem me avisou um peixinho:
Fui passado pra trás.
Atirei um limão n’água,
de clara ficou escura.
Até os peixes já sabem:
você não ama: tortura.
Atirei um limão n’água
e caí n’água também,
pois os peixes me avisaram,
que lá estava meu bem.
Atirei um limão n’água,
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
Hás de amar eternamente.
Carlos Drummond de Andrade ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.Ou a eterna repetição
Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.
Atirei um limão n’água
e caiu enviesado.
Ouvi um peixe dizer:
Melhor é o beijo roubado.
Atirei um limão n’água,
como faço todo ano.
Senti que os peixes diziam:
Todo amor vive de engano.
Atirei um limão n’água,
como um vidro de perfume.
Em coro os peixes disseram:
Joga fora teu ciúme.
Atirei um limão n’água
mas perdi a direção.
Os peixes, rindo, notaram:
Quanto dói uma paixão!
Atirei um limão n’água,
ele afundou um barquinho.
Não se espantaram os peixes:
faltava-me o teu carinho.
Atirei um limão n’água,
o rio logo amargou.
Os peixinhos repetiram:
É dor de quem muito amou.
Atirei um limão n’água,
o rio ficou vermelho
e cada peixinho viu
meu coração num espelho.
Atirei um limão n’água
mas depois me arrependi.
Cada peixinho assustado
me lembra o que já sofri.
Atirei um limão n’água,
antes não tivesse feito.
Os peixinhos me acusaram
de amar com falta de jeito.
Atirei um limão n’água,
fez-se logo um burburinho.
Nenhum peixe me avisou
da pedra no meu caminho.
Atirei um limão n’água,
de tão baixo ele boiou.
Comenta o peixe mais velho:
Infeliz quem não amou.
Atirei um limão n’água,
antes atirasse a vida.
Iria viver com os peixes
a minh’alma dolorida.
Atirei um limão n’água,
pedindo à água que o arraste.
Até os peixes choraram
porque tu me abandonaste.
Atirei um limão n’água.
Foi tamanho o rebuliço
que os peixinhos protestaram:
Se é amor, deixa disso.
Atirei um limão n’água,
não fez o menor ruído.
Se os peixes nada disseram,
tu me terás esquecido?
Atirei um limão n’água,
caiu certeiro: zás-trás.
Bem me avisou um peixinho:
Fui passado pra trás.
Atirei um limão n’água,
de clara ficou escura.
Até os peixes já sabem:
você não ama: tortura.
Atirei um limão n’água
e caí n’água também,
pois os peixes me avisaram,
que lá estava meu bem.
Atirei um limão n’água,
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
Hás de amar eternamente.
LENE
2015
MITOLOGIA IORUBÁ
Algumas histórias foram contadas...
Dramatizar, conversar, desenhar e modelar esculturas em massinha foram algumas das atividades realizadas...
Vocês reconhecem esses personagens?
LENE
Deuses Gregos
Trabalho de grupo
LENE
IMAGENS DA PEÇA "O MÉDICO"
(Farsa de Luce Hinter, tirada de uma comédia de Moliére, traduzida da "Collection Feu et Flamme" Éditions Fleurires, Paris)
ENCENADA PELOS ALUNOS DO 5º ANO:
PERSONAGENS:
PEDRO;
MARIA;
MENSAGEIRO;
REI;
FILHA DO REI
Turmas 501 e 503:
A professora Alessandra dividiu as turmas em pequenos grupos, para que mais alunos pudessem ter a oportunidade de interpretar os personagens.
PERSONAGENS PEDRO E MARIA
O MENSAGEIRO E PEDRO
PEDRO, O MENSAGEIRO E O REI
A FILHA DO REI
O REI ENTREGA A RECOMPENSA AO MENSAGEIRO
APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!!!
PEDRO E MARIA
OS PERSONAGENS PEDRO E O MENSAGEIRO
O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO
A FILHA DO REI
O MENSAGEIRO ENTREGA A RECOMPENSA A PEDRO
O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO
PEDRO E O MENSAGEIRO
A FILHA DO REI
O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO
PEDRO E MARIA
PEDRO E MARIA
MARIA E O MENSAGEIRO
O MENSAGEIRO BATE EM PEDRO
O REI, O MENSAGEIRO E PEDRO
A FILHA DO REI
PEDRO E MARIA
APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!
PEDRO BATE EM MARIA
MARIA E O MENSAGEIRO
O REI E O MENSAGEIRO
O REI, O MENSAGEIRO E PEDRO
A FILHA DO REI
O MENSAGEIRO, O REI E PEDRO
PEDRO E MARIA
APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!!!
PEDRO E MARIA
O MENSAGEIRO E MARIA
PEDRO E O MENSAGEIRO
O MENSAGEIRO, PEDRO E O REI
O MENSAGEIRO ENTREGA A RECOMPENSA A PEDRO
APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!!!
MAIS UM ANO SE FOI... ADEUS 2014...
Semana da Criança na sala de leitura
Turma 501/2014
Filme Fúria de Titãs de 1981
Turma 505 na sala de Literarura
MITOLOGIA AFRICANA
Histórias de orixás
Muitos livros...
Muitas imagens...
SUGESTÃO DE LIVROS
O JULGAMENTO DE PROMETEU.
APÓS A VITÓRIA DOS DEUSES SOBRE OS TITÃS,
PROMETEU DESCE À TERRA E CRIA A HUMANIDADE.
ASSIM, OS DEUSES EXIGEM HONRAS EM TROCA DE PROTEÇÃO.
COMO UM BOM DEFENSOR DOS HUMANOS, PROMETEU
FOI ACUSADO DE TRAIÇÃO AO TENTAR ENGANAR ZEUS.
POR ISSO, ZEUS O CASTIGA E RECUSA O FOGO, ÚLTIMO DOM NECESSÁRIO AOS HUMANOS.
PROMETEU NÃO SE CONFORMA E PEGA A SEMENTE DO FOGO JUNTO AO SOL E RETORNA À TERRA.
PROMETEU ROUBOU O FOGO DOS DEUSES?
ELE É CULPADO OU INOCENTE?
PROMETEU NO BANCO DOS RÉUS
A JUÍZA
O JUÍZ
A PROMOTORIA EM AÇÃO
A DEFESA
INTERROGANDO A TESTEMUNHA
E O JÚRI VOTOU!
O VEREDICTO:
Histórias da Grécia Antiga
Preparando para contar...
Contando...
As histórias de Adonis, Aracne, Pandora, Ícaro, Pan e o Rei de Midas fizeram sucesso!
LENE
O RETORNO DOS DEUSES GREGOS
Todo
ano, os alunos do 5º ano mostram grande interesse nas aulas de mitologia. São
histórias fantásticas protagonizadas por Zeus, Poseidon, Hades, Hefestos,
Afrodite, Ares, Atena, Hera, Deméter e muitos outros.
O
momento de ouvir a história inicia a aula e depois eles pesquisam imagens e
textos para a confecção em grupo de um cartaz sobre o deus escolhido.
LENE
PILAR E SUAS AVENTURAS MITOLÓGICAS EM:
"DIÁRIO DE PILAR NA AMAZÔNIA"
"O DIÁRIO DE PILAR NO EGITO"
"O DIÁRIO DE PILAR NA GRÉCIA"
"A FOLIA DE PILAR NA BAHIA"
"O DIÁRIO DE PILAR EM MACHU PICCHU"
FLÁVIA LINS E SILVA CRIA UMA PERSONAGEM QUE ADORA VIAJAR, TANTO QUANTO SUA AUTORA. UMA PERSONAGEM QUE TEM FOME GEOGRÁFICA. ESSA É PILAR: UMA MENINA QUE DEVE TER MAIS OU MENOS A SUA IDADE, COM PROBLEMAS E DESEJOS PARECIDOS COM OS SEUS E QUE INVENTA AS MAIS DIVERTIDAS MANEIRAS DE VIAJAR POR DIFERENTES LUGARES E CONHECER SUA CULTURA! ONDE É QUE OS MITOS ENTRAM NESSA HISTÓRIA???? LEIA OS LIVROS OU AGUARDE AS NOVAS POSTAGENS!!!!!!!
CENAS DA PEÇA "O MÉDICO":
(Farsa de Luce Hinter, tirada de uma comédia de Moliére, traduzida da "Collection Feu et Flamme" Éditions Fleurires, Paris)
Turmas 503 e 507
E A PRINCESA RI, RI, RI...
E PEDRO GANHA UMA RECOMPENSA DO REI:
PEDRO E MARIA VOLTAM FELIZES PARA CASA:
ENCERRAMOS O ANO DE 2013...
NO 5ºANO, COM OS MITOS AFRICANOS.
Eles ouviram as histórias dos livros e desenharam o DEUS escolhido por eles, esses personagens, para o povo Iorubá, são chamados os ORIXÁS.
ALGUNS LIVROS USADOS...
" Esse ano não vai ser igual aquele que passou..".
formamos um grupo de teatro com alunos da turma 501 que se apresentou no dia das crianças...
FAZENDO A CAIXA DE PANDORA:
GALERIA
DEUSES GREGOS:
EM TEMPO...
OS MITOS DE CRIAÇÃO DO MUNDO
São muitas histórias, de um passado muito longe, da tradição oral e com narrativa característica, cheia de detalhes que não são necessariamente, lógicos...
UM MITO INDÍGENA SOBRE O QUAL CONVERSAMOS E DESENHAMOS: MITO KARAJÁ.
AS HISTÓRIAS GREGAS FAZEM REFLETIR...
Prometeu foi sempre um defensor dos humanos e portanto, tentava advogar a favor deles. Nem que para isso precisasse se indispor com Zeus. Após o sacrifício de um touro, ele tentou enganar o deus supremo e foi acusado de traição. Por isso, montamos com os alunos um tribunal com, advogados de defesa, promotores, testemunhas, corpo de jurados... A atividade mobilizou os alunos.
LENE
A Mitologia Grega tem encantado o 5° ano!
O JULGAMENTO DE PROMETEU:
OS JURADOS:
INTERROGANDO O RÉU:
TESTEMUNHA:
A VEZ DA DEFESA:
ACUSAÇÃO:
ZEUS E PANDORA TAMBÉM ESTAVAM LÁ:
DESEJOS E/OU POESIAS
E BRINCARAM COM AS PALAVRAS...
MARIO QUINTANA
ILUSTRANDO POESIAS
2012
Os deuses do Olimpo criados pelo 5o. ano
OLHA SÓ! QUE DEUSES!
ELES PESQUISARAM, PRODUZIRAM E APRESENTARAM OS CARTAZES.
Mitologia grega
Começamos as aulas de mitologia grega. A turma 502 espera atenta o início da exposição de várias imagens da Grécia: pinturas e estátuas dos deuses, templos e cidades gregas sobre as quais vamos conversar ao longo das próximas aulas. A primeira imagem mostra um texto em grego. Os alunos descobriram que o alfabeto grego é diferente do nosso. Mas há muito mais a descobrir!
Marina Colasanti
As turmas do 5o ano trabalharam com alguns textos de Marina Colasanti. Um deles foi " Em noite de lua cheia". Conversamos com as turmas sobre o sentido da palavra poética no texto. Depois, cada grupo recebeu um trecho e precisou criar uma ilustração que fosse coerente com texto e também criativa. Aí estão as fotos da turma 508 terminando o trabalho!
OUTROS MÉDICOS...
A TURMA 503 GOSTOU MUITO DESSE TEXTO...
A turma 504 se divertiu encenando " O médico", uma farsa adaptada escrita por Moliere.
Vejam as fotos dos alunos acompanhando com o texto a apresentação de seus colegas.
TURMAS DO 5º ANO NA AVENTURA DO TEATRO
O 5º ano começou pensando em teatro. Dramatizamos histórias ouvidas, conversamos bastante sobre o assunto, tentando perceber suas características, e lemos algumas partes do livro A aventura do teatro, de Maria Clara Machado. Assim foi fácil realizar algumas propostas que esse mesmo livro traz.
Nas fotos abaixo, da turma 506, vemos a improvisação realizada pelos diferentes grupos. Dada a descrição de uma situação do cotidiano ( um menino está estudando e é interrompido por um cachorro, que insiste e faz com que se levante e vá até a janela, quando percebe então que estava correndo um grande perigo e o cachorro queria lhe avisar), cada grupo imaginou o perigo, o desfecho da situação, bem como a reação e a movimentação dos personagens no espaço disponível. Foi um "exercício' de imaginação bem divertido e interessante.
Todos se saíram muito bem, mas merecem um elogio especial aqueles que assumiram o papel de cachorro! Deram um show!
Até a próxima!
POSTAGENS DE 2011
APÓS OUVIR AS NARRATIVAS, RECEBERAM OS TEXTOS EM PARTES, ORDENARAM AS PARTES E ILUSTRARAM...
PROMETEU TENTA ENGANAR ZEUS
O IRMÃO DE PROMETEU E PANDORA
MARINA COLASANTI
PROMETEU É CASTIGADO POR ZEUS
HEFESTO CRIA PANDORA
A CAIXA DE PANDORA É ABERTA O IRMÃO DE PROMETEU E PANDORA
LENE
MARINA COLASANTI
"Dona de um texto forte, cifrado de símbolos cuidadosamente traduzidos em poesia, Colasanti insere seu leitor no universo maravilhoso de histórias memoráveis".
(JULIANA LOYOLA)
AS TURMAS USANDO CARTOLINA PRETA, GIZ PASTEL,LÁPIS DE COR E OUTROS MATERIAIS BRANCOS PARA ILUSTRAR AS CENAS MAIS POÉTICAS DA HISTÓRIA:
EM NOITES DE LUA CHEIA
NOME DO LIVRO:
ENTRE A ESPADA E A ROSA
MARINA COLASANTI EDITORA MELHORAMENTOS
NESTE LIVRO REPLETO DE HISTÓRIAS ENCANTADORAS TEMOS UMA CHAMADA “EM NOITES DE LUA CHEIA”.
NESTA HISTÓRIA MARINA COLASANTI CONTA SOBRE UM PAI E QUATRO FILHAS QUE DIVIDEM UM QUEIJO, OU SERÁ A LUA? E AS QUATRO MENINAS, CADA UMA COM SEU PEDAÇO, REPRESENTAM AS QUATRO FASES DA LUA NO CÉU...
http://www.beatrix.pro.br/
Vídeo sobre os Deuses da Grécia Antiga
O texto do vídeo não é dos melhores, mas lendo com calma, você vai encontrar as características de cada Deus do Olimpo.
MAIS FOTOS DO TEATRO
O texto do vídeo não é dos melhores, mas lendo com calma, você vai encontrar as características de cada Deus do Olimpo.
MAIS FOTOS DO TEATRO
A 505 FEZ A 105 RIR...
No dia 25 de maio, o quinto ano subiu no palco e arrasou ao apresentar os textos teatrais criados por eles! Estas são as fotos do teatro da turma 502.
E aí vão também as fotos da turma 504!
Estas são as fotos da turma 506 na apresentação da peça feita por todos os alunos da turma. Os alunos estavam muito bem no palco. Parabéns, 5o ano!
FAZENDO TEATRO
Este é o título do encarte que vem junto com o livro TEATRO escrito por Raquel Coelho da Editora Formato. Segundo ela, uma peça é feita de vários ingredientes e o ator conta com dois recursos muito importantes: o corpo e a voz.
Pensando nisso, nós usamos com o 5°ano jogos, brincadeiras e exercícios corporais que proporcionaram momentos de muita descontração e alegria para todos.
Após esses momentos, a cada aula avançamos mais nos ensinamentos que nos deixou Maria Clara Machado em seu livro, Aventura no Teatro da Editora Melhoramentos, infelizmente um livro que não foi mais editado e poucos exemplares ainda circulam por aí.
Lene
ESQUETES MARIA CLARA MACHADO
VALEU, TURMA 503!!!
UMA COMÉDIA DE MOLIÉRE
O MÉDICO
(Farsa de Luce Hinter, tirada de uma comédia de Moliére, traduzida da "Collection Feu et Flamme" Éditions Fleurires, Paris)
PARABÉNS, TURMA 505!!!
MUITO BOM, TURMA 501!!!!
Gostei munto da flisc. espero que seja muito melhor nos prosimos anos. julia turma 505.
ResponderExcluirestou achando este negocio de estudar os mitos da criaçao muito interesante.juliana 501
ResponderExcluirQue bom que você está gostando, Juliana!
ResponderExcluirFique atenta, pois ainda tem muitas novidades nas próximas aulas!
Prof teresa eu adoreiiii muitooo eu vi as fotos da flisc e de outras coisas apesar de eu não te indo mais eu acho que foi muito maneirooo de luiza da turma 406
ResponderExcluirTia Teresa, eu gosto de teatro faz mais te amo Jaqueline t:506 boas ferias tia Julia e TERSA
ResponderExcluirOi, Jaqueline!
ResponderExcluirAcabei de colocar mais fotos da 506. Acho que você vai gostar!...
Um grande beijo e boas férias para você também!
Teresa minhas ferias tao D+ acho q vou faltar dia 3 mais acho q vou chegar antes do Beto carreiro bjs Jaqueline Ventura T506 vamos fazer teatro???? Por Favor !!!
ResponderExcluiroie tia quem ta falando é a vitoria da turma 506 adorei tudo !te vejo 5 feira bjs adorei......
ResponderExcluiroi prof adorei o blog bjus Stephanie
ResponderExcluirD+,né?
Excluirpoderia se repetir de novo
oi prof adorei o blog bjus 506
ResponderExcluiroi tia tete te adoro muito bjus luiza t 506
ResponderExcluirdesculpa pelo que agente fez mil perdões de nos
ResponderExcluirMae estou muito chateada por hoje ser o COC poderia ser amanha porque nos teria literatura QUEM,FALA E Jaqueline Ventura p/ Teresa ventura
ResponderExcluirJAQUELINE,
ResponderExcluirRealmente, se o CoC do 5º ano tivesse sido na sexta, NÓS TERÍAMOS (futuro do pretérito - 1ª pessoa do plural) aula de Literatura com toda a certeza. Mas na próxima quinta-feira (02/09), teremos aula e terminaremos os panôs. Estou curiosa para ver tudo pronto!
Outra coisa: PARA DE ME CHAMAR DE MÃE! Os outros podem pensar que é verdade...
Eu adorei este site porque ele fale sobre a literatura é eu amo literatura adorei o blog .
ResponderExcluirLuiza T 506
Eu adorei este site porque ele mostra o trabalho das pessoas de literatura adorei .
ResponderExcluirLarissa T 506
Karoline turma 501
ResponderExcluirOs desenhos estão muito bonitos,gostei mais da Mitologia Grega!!!
AMEI!
oi adorei o saite isabella 504
ResponderExcluirNatália B turma 501
ResponderExcluireu amei tudo eu adoro artes tipo:quando vejo uma arte cheia de linhas que para algumas pessoas chamam de rabiscoss eu imagino uma coisa e consigo ver na arte isso precisa-se ter imaginaçao,criatividade,desempenho,e muitas outras coisas.
Natália B turma 501
ResponderExcluireu amei tudo eu adoro artes tipo:quando vejo uma arte cheia de linhas que para algumas pessoas chamam de rabiscoss eu imagino uma coisa e consigo ver na arte isso precisa-se ter imaginaçao,criatividade,desempenho,e muitas outras coisas.
Professora Teresa:
ResponderExcluirSou mãe. Adorei o blog. Parabéns! Com grande expectativa, aguardo a próxima FLISC. Queria ver a produção da 508! Um abraço.
professora lene muito legal as fotos do 5°ano.bjs
ResponderExcluirameii
ResponderExcluirAdorei tudo tia teresa! ficou D+ e eu com aquele cabelo enorme!! bjs maria victória t 506
ResponderExcluir