FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



segunda-feira, 12 de junho de 2017

ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

         Essas orientações são encontradas em um livro oferecido pelo  MEC e são muito importantes para o trabalho pedagógico sobre a história e a cultura afro-brasileira previstos na lei nº 10639/2003. Mais importante que a existência desta lei é a apreciação deste livro como documento que pretende atuar na construção de uma pedagogia antirracista. Para isso, seu conteúdo apresenta princípios significativos e fundamentais que possam orientar os(as) profissionais da educação quanto ao trato positivo do tema.
   Ele apresenta muitas sugestões para compartilhamento de alguns elementos constitutivos da cosmovisão africana, muitas vezes desconhecida na educação, apresenta algumas sugestões que abordam princípios como a ancestralidade, circularidade, solidariedade, oralidade, integração, coletividade, etc... 
      Pode-se dizer que, a intenção deste livro é sensibilizar os profissionais para a efetivação de uma cultura escolar cotidiana de reconhecimento dos valores civilizatórios africanos como possibilidade pedagógica na construção dos conhecimentos. Uma proposta muito interessante que deseja diminuir a distância entre o discurso bem intencionado e a prática, o que efetivamente se deve e se pode fazer.

Orientações e ações para a educação de relações étnico-raciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário