FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

POESIA NO 3o. ANO






O caderno
Toquinho

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer


O 3o. ano está organizando o seu Caderno de Poesias. As atividades realizadas a partir das poesias vão formando as páginas coloridas desse caderno, com os desenhos, as propostas que são desenvolvidas e as poesias recriadas pelas crianças ao completarem versos. Depois de ler a letra da música O caderno, de Toquinho, e cantá-la (a maior parte das crianças já conhecia a letra) os alunos receberam vários livros de diferentes autores como Elias José, Cecília Meireles, Roseana Murray, Ricardo Silvestrin, José Paulo Paes, entre outros. Leram algumas poesias e escolheram uma para copiar e ilustrar completando mais uma página encantadora de seu Caderno de Poesias. Com a temática da Poesia os alunos do 3o. ano estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa linguagem tão rica e criativa!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Livros sobre Mitologia Grega para o 5º ano



Os alunos do 5º ano estão tendo que ler bastante para acompanhar as peripécias dos deuses do Olimpo! A Mitologia Grega tem despertado bastante interesse.

Turma 508

Turma 508
Eles levaram para casa sugestões de leitura sobre Mitologia Grega. 
Confira abaixo os títulos sugeridos.


domingo, 23 de outubro de 2011

CENAS HILARIANTES - COM ONOMATOPEIAS!



Após criar super heróis, as turmas do 4 º ano, aprofundaram um pouco mais as suas observações sobre a linguagem das histórias em quadrinhos. Nas fotos abaixo, destacam-se as ONOMATOPEIAS, que são aquelas palavrinhas que aparecem nos quadrinhos para representar os sons e que nos ajudam a entender do que está acontecendo.












       
                              Agosto de 2011 - Turmas 402 e 404


domingo, 2 de outubro de 2011

A MULHER ENJOADA





Um conto popular muito divertido que trouxe para o 1º ano personagens bem diferentes...
A mulher enjoada ou gulosa representada por uma chaleira e o marido representado por um bule. Na dramatização, apesar dela comer escondida e exagerar na quantidade, tudo acabou bem para o casal!
As crianças fizeram de massinha esses personagens!