FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



domingo, 21 de agosto de 2011

AINDA NA FLIP 2011






09/07/2011 , NA FLIPINHA, ÀS 15HORAS,CIRANDA DOS AUTORES
Daniel Munduruku e Heloísa Prieto
MEU OLHAR PARA O MUNDO





O TEATRO NA CIRANDA CULTURAL DE 2011








quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Realidade no Colégio Pedro II




LAMENTAMOS A SITUAÇÃO ...
Esta carta foi entregue aos pais do "Pedrinho", antes da deflagração da greve, e traz algumas reivindicações dos servidores para manutenção da qualidade do nosso colégio.
"VAMOS LUTAR EM DEFESA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS"







domingo, 14 de agosto de 2011

Depois de ouvir a história Kofi e o menino de fogo de Ney Lopes, as turmas 205 e 207 também fizeram lindos colares para presentear um amigo da turma ou outra pessoa querida. Todos realizaram a tarefa com capricho e carinho! Vejam algumas fotos das turmas:






















segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Este vídeo ajuda a conhecer os Deuses do Olimpo

O texto não é dos melhores, mas lendo com calma você encontrará as características de cada deus da Grécia Antiga.


Heróis sobrevoam a UESC I! E são muitos!...

    PARA VER OS HERÓIS RECÉM CRIADOS, ACESSE A PÁGINA DO 4º ANO. ELES ESTÃO TODOS LÁ, TE ESPERANDO.





sábado, 6 de agosto de 2011

VASSOURAL, AVIONARAL, DINHEIRAL, PERFUMAL, DOÇARAL...

Sylvia Orthof (1932 - 1997)
   
VASSOURAL

A bruxa tem um jardim

plantadinho de vassouras.

Quando elas se esticam,

amarelam, bem maduras,

elas se largam do chão

e voam pra noite escura



Varre, varre, vassourinha,

varre o preto e mostra a lua,

varre a noite, limpa a estrela,

poesia ninguém segura



  Após conhecerem o livro A poesia é uma pulga, de Sylvia Orthof e, em especial, o poema Vassoural, os alunos da 306 ficaram imaginando outras plantações desse tipo...



 


 




          IMAGINE A SUA PLANTAÇÃO TAMBÉM!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trabalhos do 5º ano em 2010


Olá!
Estamos reorganizando o blog e os trabalhos de 2010 estão sendo enviados para os arquivos. Você pode vê-los aqui hoje e, a partir de amanhã, só procurando os nossos arquivos (aqui no blog mesmo, do lado esquerdo). Beijos!

GINCANA SOBRE MITOLOGIAS - 2010 

                            O final do ano vai chegando e já é hora de encerrar e nos despedir dos alunos do 5º ano. A 506 já está nesse ritmo. Na última aula foi encerrada a gincana sobre mitologias e foi conhecido mais um grupo vencedor. Em clima de festa e em estilo olímpico (do Monte Olimpo, onde moravam os deuses), os alunos receberam seus prêmios e suas coroas de louro ( grande honraria na Grécia Antiga). Foram tiradas fotos e já havia um clima de adeus nas poses e sorrisos.
      Os alunos premiados na gincana foram: Isabella, Carla, Lara e Vitória (Etapa Grega) e Ísis, Jaqueline, Yago e Renan (Etapa Egípcia).   PARABÉNS A TODOS!

         Profª Teresa, em 21/11/2010.

             
                            OS DEUSES DO OLIMPO

 Os alunos estão animados com a gincana da Grécia e, paralelamente, com as tarefas e perguntas que as equipes devem responder, eles construiram cartazes para a apresentação dos deuses.
  




AGORA É A VEZ DO EGITO!!!
Os alunos estão lendo vários mitos egípcios. Algumas turmas já começaram a participar de uma incrível gincana cultural que continuará com a mitologia grega. Nesta etapa, cada grupo precisa encontrar respostas para algumas questões ligadas aos antigos costumes egípcios.
Você sabe por que os egípcios construíam esfinges junto às pirâmides? E por que a mumificação era tão importante para os egípcios?
A resposta vocês encontrarão aqui!



NAS AVENTURAS MITOLÓGICAS DO EGITO
INICIAMOS O TRABALHO SOBRE O MUNDO EGÍPCIO COM A EXIBIÇÃO DE UM POWER POINT CHEIO DE IMAGENS CURIOSAS E NOVIDADES QUE POSSIBLITARAM COMENTÁRIOS E TROCA DE IDÉIAS DURANTE SUA EXIBIÇÃO.
Fizemos a leitura do texto: o nascimento do mundo – mito da criação, segundo os egípcios.  Cada parágrafo foi ilustrado com cola colorida, de forma que vários grupos foram se formando com a junção espontânea das partes da história.
Na barca do sol, eles ouviram a trajetória de rá, o deus do sol, pelo oceano celeste.  durante o dia esta barca atravessava o céu iluminando-o.  e, todos os dias, através da noite a barca de rá precisava vencer  uma batalha com a serpente apópis, para que  um novo dia aparecesse.  Os desafios desta história são revividos pelos alunos, quando estes, em grupos, realizaram um jogo de avance e volte.
Na história de Ísis e Osíris escutaram sobre a construção da civilização egípicia e, a inveja e traição de set, o irmão de Osíris.  E, finalmente, a busca incessante de Ísis pelo retorno à vida, de seu marido.  Osíris ressucita para comandar o reino dos mortos.
LENE
  

             
                FINALMENTE, PANÔ AFRICANO
       
         Com diversos panos, aviamentos, paetês, miçangas e colas...  Eles contaram as histórias dos orixás.

        




Aguardem! Em agosto tem mais! Beijos!

  

Mitologias
Em sequência ao trabalho com os mitos, o 5o ano está trabalhando com a mitologia iorubá. No segundo semestre em continuação, lerão textos de mitologia grega. Nossa proposta é discutir as similaridades e diferenças entre os deuses e as histórias criadas por diferentes culturas.
Um dos aspectos que buscamos enfatizar neste trabalho é o caráter ficcional que estes textos possuem. Procuramos destacar as características de cada deus, para que os alunos possam observar como se constrói a participação de cada personagem nos textos lidos.

Apesar de a mitologia iorubá ser valorizada em sua dimensão religiosa por muitas pessoas no Brasil, tratamos os textos enfatizando apenas o seu caráter literário. Neste momento, pedimos aos alunos que, divididos em grupos, observassem as diferentes marcas e características dos diferentes deuses, para que os apresentassem aos colegas durante as aulas.Após as apresentações, cada criança escolherá um orixá para modelar em argila. Aguardem as fotos! Os deuses estão ficando muito bons!
  
OUTRA ETAPA DA PREPARAÇÃO
  

A LITERATURA DOS ORIXÁS
Nos mitos africanos aparecem diversos orixás. São deuses negros, personagens de várias histórias. Como divindades capazes de criar o mundo, adivinhar o futuro, espantar a morte, eles são mitos. Nessas histórias, vários fenômenos são explicados da maneira que, no passado, acreditavam ser a única possível.
No 5° ano, conhecemos um pouco de cada um desses personagens e fizemos sua caracterização usando a modelagem em argila. Os alunos realizaram esta atividade com muito prazer. A modelagem revelou interesse e concentração até daqueles mais dispersos.
  

VOCÊS SABEM O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?